quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Cores do Border Collie ??????


Crio Border Collie desde o século passado ( risos, 1998!) e cada vez entendo menos as cores desta raça.


Sei que sou um pouco daltonico e não sou bom observador de cores, que não sou o maior expert em genética mas temos tido ninhadas com cores diferentes e mistura de cores que são complicadas de entender e de dizer exatamente qual é a cor deste ou daquele filhote!!!


Existem hoje filhotes red merle, sable merle, blue merle, chocolate merle ,tricolor merle sable, red ou blue ,sable, blue e as cores tradicionais , mas aparecem uns filhotes que nunca conseguimos dizer exatamente de que cor são. São mesclados, diluidos, talvez lilac merle , chocolate sable merle ou blue ,são algumas variações diferentes!


Acho que este é o fruto da nossa busca por borders bons e bonitos, nós criadores fazemos cruzamentos não muito comuns em relação a cores que pode nos dar esta mistura exagerada de cores como resultado.


Na minha opinião não estamos estragando a raça pois cruzamos cores permitidas com cães com temperamento, boas chapas de displasia etc, mas as cores estão cada vez mais exóticas.


Acredito que o Brasil terá um dos plantéis de border collie mais bonito do mundo e com certeza serão cães bons para pastoreio, agility e trabalho em geral.Mas quem souber me explicar por favor me ajude pois nos textos não acho explicação para algumas heranças genéticas, principalmente a das cores!


Segue um exemplo:A ninhada Gaya X Dino Brown , existem merles diferentes lá, e dois filhotes que pode ser que fiquem pretos, mas pode ser que não, que venham a ter outra coloração.http://www.bordercollie.com.br/detalnot_agt.asp?prod_id=466


A Gabi fez uma materia sobre cores , mas ainda tenho duvidas pois aparecem cores que não vejo na literatura, ou melhor mistura de cores que não consigo entender! http://www.bordercollie.com.br/detalnot_agt.asp?prod_id=309&url_comp=lista%3Dcategoria%26cat%5Fid%3D89


Bom leventei este assunto pois quem sabe a gente possa debate lo e chegar numa conclusão , no mínimo aprenderemos mais sobre os cães que gostamos , cães especiais , estes Border Collies!
E a primeira dúvida é: qual é a cor da cachorrinha da Marta( de linha de sangue parecida com a da ninhada Gaya e Dino .B) ? Esta que coloquei no texto.
Eu posso chutar algumas mas certeza não tenho!


abraços

DW

10 comentários:

  1. Apesar de não ser um fã da raça, achei a matéria muito interessante, ja´que você provavelmente criou uma nova cor para os BC's na busca de cães para suas necessidades.
    Essa cahorrinha da foto é linda mesmo.
    Que tal uma nova cor denominada "arlequim colorido"?

    ResponderExcluir
  2. Edu: não é apenas uma cachorrinha com cor diferente, são varios e de varias ninhadas diferentes.
    Vamos ver se conseguimos explicar isto neste tópico.
    gde abraço

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Acho que cores só servem para descrever no pedigree, pois são cores tão diferentes que cada um poderia desrever da maneira que acha melhor. Eu sei que o que se busca com essa discução é uma padronização, mas acho muito dificíl pois a raça já mostrou uma variedade enorme de cores nem sempre cores que se repetem....

    ResponderExcluir
  5. Cachorra da marta: lilas merle?
    Filhotes da Gaya: Seal


    kkk
    abraços!

    ResponderExcluir
  6. Filhotes da Gaya serão pretos vai por mim Renan!
    Da Marta ? Sable merle?
    abs

    ResponderExcluir
  7. A da marta eu gostaria de ver uma foto de corpo, mas tenho por mim que é sable talvez Kk (?)(talvez tenha a influencia de um outro alelo para dar essa cor mais acizentado).
    Uma coisa é certa, ela NÃO É LILAS! Lilas é diluição do marrom, e marrom não tem pigemto preto no corpo!! E essa cachorra tem nariz preto!
    Os filhotes da gaya não da pra ver pelas fotos, mas os merles tem grandes variações, mesmo sendo "geneticamente" a mesma cor.

    ResponderExcluir
  8. Lilas não é mesmo, mas tem merle , sable e sei lá o que mais na cadelinha da Marta!
    Valeu Camila, precisamos falar mais de cores de Bcs para entender mais isto tudo!
    Vamos aguardar estes cães crescerem a saberemos melhor quais são suas colorações.
    bjo

    ResponderExcluir
  9. Se ela for merle, Dan, com a idade, vai mascarar mais ainda... O merle no sable é mais percebido quando é filhote... Esse é um dos grandes problemas do merle no sable... pode ficar "mascarado"... Se vc tiver mais foto dessa cadela de corpo, me manda por email, por favor.

    ResponderExcluir
  10. no sheltie esse tom de cinza é fora do padrão e á chamado de "maltese blue", dá uma olhada no link! pode ser o mesmo caso
    http://www.bethuneshelties.com/colors.html

    ResponderExcluir