terça-feira, 5 de outubro de 2010

Mundial , o que o Brasil deve mudar para continuar aspirando podium individual?

Tivemos o mundial semana passada, que festa linda, o WAC é com certeza o maior evento de agility do mundo, não em tamanho nem em números de cães, mas sim em participação de países , com certeza é a grande festa do agility mundial!

Certamente grandes nomes ficam de fora de um mundial pois apenas trezentos e poucos cães participam, existe numero de vagas por país e aí alguns bons condutores não podem ir,mas o WAC representa o agility no mundo e quem ganha este campeonato tem maior destaque de quem vence outros grandes eventos como o Crufts ou EO por isto todos querem ganhar esta competição!!!

Pudemos ver boas conduções, trajetórias ideais espetaculares fazendo as duplas cada vez mais competitivas e rápidas, contatos rápidos, runing conatcs ,blind cross e tantas outras técnicas que encheram os olhos da gente.

Quantos ficaram vendo o mundial de madrugada e graças a senha que ganhei do Edu também pude ver um pouco do mundial na net . E como se aprende vendo um mundial, é um seminário de agility!!!

Bom escrevo esta introdução para chegar no tema que é o grande objetivo do Brasil, um podium individual em mundiais, buscamos isto e com certeza chegaremos em breve no objetivo, mas existem atalhos e é sobre eles que quero falar aqui.

Batemos na trave novamente com o Paulo, ele quase chegou lá , foi o 5to colocado no jumping e por pouco não foi ao podium este ano.Acordamos de madrugada, eu Samy e Carol e vimos o Paulo quase chegar lá e foi por pouco como foi!!!( valeu Paulão, vc ainda vai chegar lá e com a Blanka , pode crer!!!)

Ano passado Felipe,Samy,Paulo e Alex também quase chegaram lá, mas demos azar, na Noruega Samy e Theo fizeram best lap e anos atrás quase que Zé e Spike chegaram também, mas foram episódios raros , nossa vocação ainda esta para podiuns por equipe e aí estamos no mesmo nível, tanto é que temos 4 podiuns em mundiais  e sempre disputamos bem estas provas, este ano chegamos em 5to lugar  por equipes midi e foi espetacular, parabenizo aqui Katia com Carol,Alex com o velho Tyler e Simone com Hera, foram ótimos e trouxeram o melhor resultado para  o Brasil  .

Aonde quero chegar: quero mostrar que estamos tomando 3 a 4 segundos das melhores duplas individuais e por que?

Por que não trocamos tantas informações com outros países como os europeus e americanos  fazem, eles tem mais provas com mais gente competitiva e podem ver e testar novas técnicas a cada final de semana.

Como conseguir novas informações sobre técnicas de condução e treinamento então,?

A resposta é simples.Fazendo cursos com os melhores!

Desde 2008 não temos cursos internacionais e o Brasil conseguiu sempre seus melhores resultados quando teve contato com gente do nível do Patrick Servais ou da Sylvia Van Holt, cito estes pois foram muito importante para o agility nacional , mudando muito nossas técnicas de condução e treinamento e dando dicas muito importantes para evoluirmos rapidamente.

Estavamos ocupados realizando o A&C e esquecemos de fazer curso em 2009, em 2010 tentamos mas não conseguimos realizar cursos e agora estamos defasados e necessitamos não um mas alguns cursos para mudar conceitos e aprender coisas novas que nos deixarão mais competitivos a ponto de voltarmos a sonhar com  podiuns indiv. em mundiais.

O piso , foi diferente, mas a gente se adapta e temos pisos assim no Brasil, juízes temos bons e boas pistas e muitos treinam em pistas de juízes internacionais portanto conhecemos os exercícios e temos como fazer qualquer pista, mas a condução evoluiu e nós não estamos no mesmo patamar, isto ficou claro, outro aspecto é o treinamento e motivação dos cães e vemos cães mais motivados e trabalhando a 100% mesmo longe do seu condutor, isto também parece claro.

Aqui no Brasil temos o costume de acelerar muito o treinamento dos filhotes, talvez devêssemos ir um pouco mais devagar com os cães jovens e exigir mais deles quando estiverem adultos, os filhotes podem e devem ser mais motivados e ter mais base para depois entrar no ritmo frenético de treinar para ser um campeão.

Por ultimo acredito que podemos mudar regras para que nossos campeonatos e seletivas ajudem mais quem arrisca, por mais que mudamos nossas regras elas ainda privilegiam quem é regular, por isto somos bons em zerar pistas , mas não tão rápidos quanto os melhores do mundo!

Não escrevo aqui para meter o pau neste ou naquele, faço parte do agility brasileiro e estou inserido neste universo, só acho que chegou a hora de mudarmos algumas coisas nas nossas regras, no treinamento e condução de cães através de cursos , repensar algumas coisas e aí voltaremos a poder sonhar em podium individual no curto prazo.

Grande abraço a todos

DW

5 comentários:

  1. Excelente Post Dan, creo que todos quedamos pensando. Si Brasil debe replantear algunas cosas, No porque estén mal sino porque se vieron nuevas y mejores en Alemania. América completa debe hacer lo mismo.
    Me parece muy interesante la refencia a la preparación de los cachorros.

    Un abrazo y gracias a todos los que como Latino Americanos nos representaron en el viejo continente.

    ResponderExcluir
  2. Isto com certeza serve para toda America Latina Luciano. Temos que trabalhar mais olhando para fora e não fechados nos nossos países e campeonatos!
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Excelente reflexão Dan, concordo contigo. Estamos defasados. É melhor aceitar esta condição e correr atrás do que negá-la e arrumar desculpas... Brasileiro não desiste nunca, vamos lá!

    ResponderExcluir
  4. Com certeza Dan paramos de aprender, mas poderia haver intercâmbio aqui também. Dentro do nosso pais existe uma diferença de conhecimento grande entre escolas.

    Claro que cabe a cada escola, como cabe a nós brasileiros procurarmos fora, alguém para ajudar.

    Nenhum gringo precisa vir até o Brasil perguntando se queremos evoluir.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Fala Dan,
    Há pelos menso uns seis anos atrás eu já achava isso. Regularidade é bom para equipe, no individual tem que ser alguém que vai pro tudo ou nada, não adianta zerar, fazer tudo com cuidado e ficar em 30°.
    Abraços!!!
    Lorenzo

    ResponderExcluir